top of page

The Fundamentals of Caring (2016)


The Fundamentals of Caring (TFC) é uma obra original da Netflix, programa de conteúdo pago que vem oferecendo obras produzidas pela própria empresa para angariar assinantes. Com séries originais em parceira com Marvel, ou assumindo e disponibilizando em grande escala séries que estavam ameaçadas, as decisões acertadas da compania acabam por ir além deste mercado, alcançando também obras cinematográficas.

Voltando propriamente a obra...

Baseado em um livro (The Revised Fundamentals of Caregiving), a trama retrata a jornada de dois personagens: Trevor, interpretado por Craig Roberts; e Ben, vivido por Paul Rudd. Trevor é diagnosticado com Distrofia Muscular de Duchenne, o que limita seus movimentos. Ben, novo cuidador de Trevor, se encontra atormentado por problemas no seu passado, fugindo de seus problemas. Ambas as personagens, paralisados (física e psicologicamente), embarcam em uma viagem e, através dos acontecimentos, terão seus desenvolvimentos realizados.

Apesar de se tratar de uma comédia (apoiada basicamente na personalidade ácida de Trevor), Paul Rudd apresenta um Ben bastante diferente dos personagens interpretados pelo ator em comédias anteriores. Mais profundo, Ben exige uma interpretação bem mais sóbria, retida. É interessante notar que a atuação não nos entrega um sorriso completo por parte do personagem durante praticamente todo o filme.

Trevor, por sua vez, é um personagem totalmente diferente. Faz piadas com sua condição durante todo momento, e parece isolar as pessoas em seu mundo particular. A atuação de Craig Roberts, é interessantíssima. O ator, que não possui nenhum tipo de paralisia, entrega uma atuação bem crível.

Se por um lado a dificuldade motora do personagem poderia ser uma catapulta para a atuação, tornado-a "fácil", emocionalmente Trevor tem excelentes momentos, exigindo uma expressão alcançada de maneira plena por Craig. As atuações e personagens são um dos pontos altos do filme.

Talvez o principal mérito de TFC seja seu ar despretensioso. Filmado em apenas 26 dias, o Road Movie é extremamente bem sucedido em abordar a condição das personagens como algo permanente (Trevor não irá se curar, Ben não pode se redimir). Elas estão e sempre estarão lá, não sendo o cerne da jornada.

Cabe ressaltar que TFC poderia, sim, seguir este caminho. Ambos os atores poderiam, sim, entregar personagens mais densos dentro desta perspectiva. É aqui que entra o expertise de Rob Brunnet, diretor da obra.

Gosto da jornada, do desenvolvimento e principalmente do humor de Trevor. Assim sendo, recomendo TFC para todos aqueles que estão sem opção no cinema (ou como eu, morador do Rio de Janeiro, querendo fugir do convívio social em época de Olimpíadas).

Com bons momentos, boas atuações e uma abordagem despretensiosa, The Fundamentals of Caring é mais um acerto da Netflix.

PS: Selena Gomez faz uma participação no filme. A personagem, no entanto, não cativa (assim como a atriz! XD)

Deixe sua opinião aí em baixo, ok? Abraço e bons filmes!

Posts Destacados
Posts Recentes
Procure por Tags
Nenhum tag.
bottom of page